Audi lança o A1 Sport com motor de 185 cv a R$ 109,9 mil
17:31
Versão esportiva tem 63 cavalos a mais que o A1 tradicional.
Preço pode mudar se desconto no IPI não for prorrogado pelo governo.
Mantendo a estratégia de expandir sua gama de opções no Brasil, a Audi
apresentou nesta segunda-feira (27), em Campinas (SP), o A1 Sport.
Segundo a fabricante, este é o 15º lançamento da empresa no ano. Como o
nome indica, é uma versão mais esportiva do compacto, com 185 cv de
potência -63 cv a mais que o A1 tradicional. O modelo parte de R$
109.900 e, de acordo com a marca, este valor é com redução do IPI,
previsto para terminar em 31 de agosto.
Segundo a montadora, o carro apresenta um sistema inédito de
sobrealimentação duplo e em sequência que elimina, por exemplo, o
momento de retardo da turbina em uma situação que exige mais do motor. É
a primeira vez que um modelo com esse recurso é vendido pela Audi no
Brasil.
O propulsor também utiliza uma tecnologia para recuperar energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.
A fabricante diz que a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. O bloco desenvolve 185 cv a 6.200 rpm e a aceleração de 0 a 100km/h ocorre em 6,9 segundos, segundo a montadora. A velocidade máxima é de 227 km/h e o torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.
Ainda de acordo com a Audi, o consumo médio combinado é de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km.
EquipamentosDe série, a versão vem com sistema
eletrônico de estabilização ESP, que inclui um bloqueio eletrônico do
diferencial (EDS), e um sistema de vetorização de torque, que visa
melhorar a dirigibilidade, principalmente nas curvas: se uma das rodas
fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o
sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape,
redistribuindo o torque.
Há ainda air bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático.
As rodas são de 17 polegadas (com pneus 215/40), o arco da pintura, na cor do veículo, os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo, faróis bixenônio (com luzes diurnas em LED) e lanternas traseiras também com LEDs, além de luz de neblina traseira. Os faróis têm ajuste automático de altura, o pára-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.
O bancos são esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O volante é revestido em couro. E o banco traseiro é bipartido. O porta-malas, segundo a Audi, tem capacidade para 270 litros.
Como opcional, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico e arco do teto com pintura contrastante, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, partida sem chave) e sistema de navegação.
FONTE:G1
Audi A1 Sport (Foto: Divulgação)
O propulsor também utiliza uma tecnologia para recuperar energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.
A fabricante diz que a suspensão e o sistema de freios passaram por uma adequação ao motor mais forte. O bloco desenvolve 185 cv a 6.200 rpm e a aceleração de 0 a 100km/h ocorre em 6,9 segundos, segundo a montadora. A velocidade máxima é de 227 km/h e o torque máximo é de 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.
Hatch conta com sistema que regenera energia da frenagem (Foto: Divulgação)
O conjunto é combinado com câmbio automatizado de 7 velocidades, com
dupla embreagem. O motorista pode optar por fazer as trocas manualmente
pela alavanca ou por borboletas ao volante (paddle shifts).Ainda de acordo com a Audi, o consumo médio combinado é de 16,9 km/l de combustível (13,3 km/l na cidade e 19,6 km/l na estrada). A taxa de emissão de CO2 combinada (cidade/estrada) é de 139 g/km.
Há ainda air bag dianteiro frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro; cinto de segurança com sensor de afivelamento; sensor de luz e de chuva; e espelho retrovisor interno com função anti-ofuscamento automático.
As rodas são de 17 polegadas (com pneus 215/40), o arco da pintura, na cor do veículo, os retrovisores externos eletricamente ajustáveis e com capa na cor do veículo, faróis bixenônio (com luzes diurnas em LED) e lanternas traseiras também com LEDs, além de luz de neblina traseira. Os faróis têm ajuste automático de altura, o pára-brisa possui faixa cinza de bloqueio solar e os vidros laterais e traseiro vêm com isolante térmico.
De série, computador de bordo, sistema multimídia e bancos esportivos (Foto: Divulgação)
Ainda fazem parte do pacote de série luzes com LEDs, coluna de direção
ajustável, computador de bordo com marcador de temperatura, sistema
multimídia, ar-condicionado e possibilidade de deslocamento do banco
dianteiro ao máximo para frente, para facilitar o acesso dos ocupantes
do banco de trás - lembrando que a versão quatro portas do A1, a Aportback, deverá chegar ao Brasil no mÊs que vem.O bancos são esportivos, com apoio de braço mais largo, e ajuste dianteiro de altura. O volante é revestido em couro. E o banco traseiro é bipartido. O porta-malas, segundo a Audi, tem capacidade para 270 litros.
Como opcional, a Audi oferece teto solar elétrico panorâmico e arco do teto com pintura contrastante, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, partida sem chave) e sistema de navegação.
FONTE:G1